Pedro Lomba e as migrações

Confrontado com os contornos dantescos deste cenário demográfico, Pedro Lomba, o Secretário Adjunto do ministro Poiares Maduro, teve uma ideia assaz luminosa: «captar» imigrantes que criem emprego, de modo a «reter» no nosso país os jovens qualificados que abastecem o caudal da nova emigração. Assim, com esta simplicidade confrangedora e inteiramente alheada do ambiente social e económico hostil que a austeridade produz: os imigrantes «têm potencial e talento, são os mais qualificados ou estão a estudar para obter as suas qualificações, são empreendedores». Por isso, se os conseguirmos «captar», «eles podem contribuir para reter o talento nacional».
Não importa pois que a política de «vistos gold», que Pedro Lomba pretende deste modo reforçar, não tenha produzido até hoje qualquer efeito no mercado de trabalho. Como não faz mal nenhum ignorar que os benefícios, para o país, dos recentes fluxos de imigração, advenham do facto de esta ter sido massiva e de trabalho por conta de outrém (e não de famigerados «empreendedores estrangeiros qualificados»). Tal como não importa o facto de o governante achar que deve passar a ser esta a missão central do ACIDI, o «Alto Comissariado para a Imigração e o Diálogo Intercultural». De facto, o mesmo governo que está, com todo o esmero, a tratar de inverter os bons resultados em educação, recentemente obtidos por Portugal no Relatório PISA, não se importará de alienar também a manutenção da posição invejável que o nosso país tem mantido no MIPEX, o index internacional de comparação de políticas de integração de imigrantes.
Read more... 

LOADING

New results of MIPEX
(2014-2020)

We are pleased to announce that the new results of MIPEX (2014-2020) will be published by the end of 2020. MIPEX 2020 will include 52 European and non-European countries: Australia, Brazil, Canada, China, EU28, India, Japan, Mexico, US and much more. Stay tuned!